PERGUNTAS FREQUENTES

Reset

QUAL A IMPORTÂNCIA DO SILÍCIO PARA A AGRICULTURA?

O silício (Si) é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, ficando atrás apenas do oxigênio. Nos solos tropicais e subtropicais o silício muitas vezes não se encontra na forma disponível para a planta.

O uso de fontes solúveis de silício na agricultura, vêm tomando forças devido aos seus resultados positivos e por ser uma tecnologia limpa, indo de encontro com a atual visão da agricultura sustentável, utilizando-o como uma opção do manejo integrado.

Ele é considerado um elemento benéfico, auxiliando o desenvolvimento das plantas e potencializando a assimilação dos elementos essenciais. São importantes no crescimento e desenvolvimento normal das plantas.

QUAL A SOLUBILIDADE?

Em comparação ao calcário (carbonato de cálcio), o AgroSilício (silicato de cálcio) é 6,78 vezes mais solúvel, apresentando uma solubilidade de 0,095 g/l, e o calcário 0,014 g/l. Por ser mais solúvel que o calcário, ocorrem reações com maior velocidade e resultado em menor espaço de tempo, para que se efetue sua ação corretiva.

Dentre outras fontes de silício, a solubilidade é bastante variável: os produtos de alto-forno apresentam maiores teores de silício e baixa solubilidade; os produtos de aciarias possuem menores teores, mas são de maior solubilidade. Os produtos oriundos da produção de aço inox, no caso do AgroSilício, são as que apresentam o silício com maior solubilidade.

Tendo em vista a alta solubilidade do AgroSilício, estudos mostram a eficiência de resposta na relação solo planta considerando o mesmo como fonte corretiva.

TODAS AS FONTES DE SILÍCIO CORRIGEM SOLO?

No mercado agrícola, existem diversos produtos comercializados como fonte de silício. No entanto, é necessário conterem um “constituinte neutralizante” como óxidos, hidróxidos, carbonatos e silicatos de cálcio e/ou magnésio.

O que é o caso do AgroSilício Plus, que apresenta em sua composição silicato de cálcio e magnésio, tendo um alto poder corretivo.

QUAIS AS DIFERENÇAS E VANTAGENS OBSERVADAS COM O USO DO AGROSILÍCIO, COMO CORRETIVO DE SOLO, SE COMPARADO AO CALCÁRIO?

Durante o processo de reação do solo, o calcário libera dióxido de carbono (C02), um dos agentes responsáveis pelo efeito estufa. Já o AgroSilício não ocorre essa liberação, sendo considerado, portanto, um produto que vai de encontro com os ideais de sustentabilidade do meio ambiente.

O calcário e o AgroSilício diferem, quanto à superfície específica (área de contato). O poder corretivo do AgroSilício pode ser superior em função da característica de suas partículas serem mais porosa, apresentando maior superfície específica e, teoricamente, maior reatividade, solubilidade no solo, percolando no perfil do solo com mais facilidade do que o calcário.

Portanto, o AgroSilício sobressai quanto ao seu efeito corretivo, e, além disso, possui silício em sua composição, atuando então na resistência e melhoria na estrutura da planta, se tornando um produto mais completo.

O AGROSILÍCIO AUMENTA DISPONIBILIDADE DE FÓSFORO NO SOLO?

Estudos comprovam que a aplicação de silicatados como o AgroSilício, propicia o aumento de silício na solução do solo na forma de ácido monosilícico (H4SiO4), este é o único íon inorgânico, com uma afinidade maior com os óxidos de ferro e de alumínio, o silício compete pelo mesmo sítio de adsorção, podendo liberar fósforo retido para a solução do solo. Portanto, a aplicação antes ou conjunta com a adubação fosfatada consegue bloquear as cargas de fixação (sítio de absorção) aumentando consideravelmente a eficiência da adubação fosfatada.

Deste modo, podemos inferir que o uso do AgroSilício pode aumentar a eficiência da adubação fosfatada, e no decorrer dos anos diminuindo a aplicação de fósforo e consequentemente menor custo de produção, já que o mesmo é considerado o nutriente de maior valor no mercado.

Ver mais